terça-feira, 29 de março de 2011

DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Denomina-se comunicação institucional (também organizacional ou corporativa) a abordagem estratégica das funções e atributos de cada um dos indivíduos dentro das organizações, suas respectivas mídias e meios de comunicação interna e externa, seu grau de influência e os efeitos que produzem sobre cada um em particular e sobre um todo em geral dentro e fora da organização. A ampla gama de decisões em todos os departamentos do alto comando das organizações são tomadas todos os dias e as suas conseqüências são o resultado de uma boa ou uma má abordagem de comunicação. Motivo pelo qual é muito importante estratégia de tratamento.
  • Comunicação institucional difere da comunicação social por seus propósitos e pelo número de pessoas envolvidas no processo. Enquanto a comunicação social concentra seus esforços para ser um elo entre os fatos da realidade e das pessoas, a comunicação institucional se preocupa em estabelecer orientações para um bom fluxo de mensagens entre os níveis hierárquicos internos, além de lidar com seu público externo.
  • Para uma melhor abordagem da comunicação institucional é necessário diferenciar cada um dos seus processos de acordo com seus ambientes a serem considerados, quer sejam decorrentes de comunicação interna e externa. Uma focaliza em identidade corporativa e outra imagem corporativa.
  • A comunicação institucional, consciente de seu grande e variado campo, precisa de uma abordagem juntamente com outras disciplinas: gestão, marketing, publicidade, recursos humanos e relações públicas, entre outros.
  • A necessidade de abordar a organização a partir do nível de comunicação é porque o fator humano afeta e é afetado devido à psicoemocional que toda pessoa tem e a necessidade de comunicar-se. Sendo que é impossível a falta de comunicação, porque mesmo se não fosse possível a comunicação, igual se está comunicando através da organização de um grupo de pessoas que reunidas em um determinado espaço e tempo para uma finalidade especifica, de modo que é imperativo abordar a relação entre esses agentes a fim de otimizar recursos, reduzir os riscos de erros devido a falta ou má comunicação e processos de planejamento que incubem a cada função, cargo e hierarquia para que os objetivos e metas possam expressar-se, ser discutidas, implementadas, avaliadas, corrigidas e ratificadas, e assim, alcançar a eficiência que qualquer organização prosseguidos, podendo ser essa rentabilidade, com fins lucrativos ou transcendência se sem fins lucrativos.
  • Como é que você pode estar certo que uma organização que está sendo abordada é uma das mais importantes variáveis ​​intangíveis: a comunicação? Através de um plano estratégico de comunicação.
  • Uma abordagem estratégica da comunicação institucional é que ela está investigando todos os públicos, o seu fluxo de comunicação, mídia e meios para criar um diasgnóstico e assim tratar da identidade de seus componentes, e então trabalham para construir a imagem corporativa em todas as suas dimensões e total coerência com a identidade.
  • Os elementos de identidade corporativa são numerosos e, dependendo do tamanho da organização, alguns se tratam mais e outros menos. O clima institucional, a cultura institucional, valores, políticas, normas, heróis, mitos, costumes, história de vida, marca de seus fundadores, entre outros, são os fatores em consideração para esclarecer e expor a verdadeira identidade e, em seguida, o ideal . Entre os recursos a serem utilizados para a implementação de um plano estratégico de comunicação e, neste caso na sua parte interna, estão preparando seus respectivos mapas, programas, fluxograma e otimização de recursos e de hardware que irão orientar as mensagens: telefones, painéis, murais, etc
  • Na imagem da empresa e, especificamente para o público externo, neste caso, a organização deve identificar cada um dos públicos e considerá-la em sua magnitude adequada. Entre seus componentes é considerado o estudo da marca e sua posição na opinião pública, isotipo, logotipo, slogan, "frases ganchos, esquema de cores, tipografia, letreiros, sinais internos e externos, as fardas,"papel "amplamente em linha com o imagem padrão e projetos de comunicação na mídia de massa: rádio, televisão, outdoors, revistas ou jornais, internet, folhetos, cartões, cartazes, patrocínio, mecenato e, obviamente, a execução de sua responsabilidade social.
  • A respeito da imagem da empresa e, especificamente para o público externo, neste caso, a organização deve identificar cada um dos públicos e considerá-la em sua magnitude adequada. Entre seus componentes é considerado o estudo da marca e sua posição na opinião pública, isotipo, logotipo, slogan, "frases ganchos, esquema de cores, tipografia, letreiros, sinais internos e externos, as fardas,"papel "amplamente em linha com o imagem padrão e projetos de comunicação na mídia de massa: rádio, televisão, outdoors, revistas ou jornais, internet, folhetos, cartões, cartazes, patrocínio, mecenato e, obviamente, a execução de sua responsabilidade social.
  • A variável de comunicação para o intangível, é muitas vezes considerado um elemento menos importante para ser tratado, estudado, ou digno de investimento. No entanto, as organizações que abriram as suas abordagens mostraram um alto grau de rentabilidade e / ou significância, otimizando recursos, agiu proativamente para a crise do mercado e evitar conflitos internos e externos de comunicação para eliminar os erros, para eliminar o ruído transmissão, com clareza e eficiência para entregar a cada uma das mensagens e comunicação formal e informal.

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